Socialismo real:
A trajetória do socialismo real começa com a vitória dos bolcheviques na Revolução Russa, o que transformou o país, renomeado de União Soviética, no primeiro estado socialista da história.A partir de 1921, o Partido Comunista instaurou a ditadura no país. A oposição política, dentro e fora do partido, foi proibida, e todos os sindicatos foram unificados e submetidos ao comando do governo federal. Com Josef Stalin, o Partido Comunista passou a reinar de forma absoluta sobre a sociedade. As ordens do Partido eram inquestionáveis e todos deveriam se submeter a elas. A repressão se aprofundou após a derrota de Trótski na disputa pelo controle da União Soviética depois da morte de Lenin. Stalin perseguiu violentamente todos que se opusessem a seu regime. Milhares de cidadãos foram presos, torturados e mortos pela repressão. Mais de cinco milhões de pessoas foram presas e estima-se que cerca de 700 mil tenham morrido durante o Grande Expurgo stalinista. Além dos mortos no Grande Expurgo. Como conseqüência do socialismo real, a semântica do termo "socialismo" foi alterada profundamente ao longo do século XX, sendo hoje erroneamente associada por alguns ao totalitarismo e ao desrespeito aos direitos humanos. O desafio que enfrentam alguns teóricos de hoje é associar a idéia de socialismo à democracia e devolver valores humanísticos em seus ideais, que apesar de serem incluídos na teoria marxista original, nunca foram postos em prática. De fato, atualmente, muitas correntes de pensamento divergem acerca do socialismo. Algumas não crêem que as experiências taxadas de socialistas (a União Soviética sendo o maior exemplo) possam realmente ser assim consideradas, por não terem se mantido fiéis às propostas dos pensadores originais - já que os meios de produção pertenciam ao Estado controlado por burocratas e não pelo povo trabalhador. Além disso, o Estado aumentou o seu controle ao invés de diminuir, ainda havia salários e, portanto, a existência da mais-valia, fonte de lucro da burguesia. Deste modo, não acabou a exploração e sim se modificou quem explorava, conservando os mesmos instrumentos de exploração do capitalismo. De maneira semelhante ao ocorrido na União Soviética, o regime socialista implementado em outros países trouxe conseqüências brutais para o povo. No Camboja, cerca de 1,5 milhão foram executados como conseqüência do regime do Khmer Vermelho. Na Coréia do Norte, estima-se que de 900 mil a duas milhões de pessoas tenham morrido de fome após o colapso do regime soviético. Antes disso, de 700 mil a mais de 3,5 milhões de pessoas teriam sido assassinadas pelo regime de Kim Il-sung. Cerca de 2,5 milhões morreram como vítimas de perseguição política durante o período conhecido como Grande Salto Adiante na China. No Vietnã, o regime comunista teria feito de 200.000 a 900.000 vítimas na década de 1950. Nesse sentido, a experiência do socialismo real foi tão repressiva para a classe trabalhadora quanto o capitalismo.
Outras correntes consideram necessária a adequação do socialismo ao contexto atual e crêem que tanto as definições dos pensadores originais como o socialismo posto em prática não se adéquam à atualidade. O grande consenso que há é o de trabalhar para alcançar a justiça social, o que faz com que as definições clássicas de socialismo, bem como as publicações a seu respeito, sirvam mais como orientação histórica do que como "manuais ideológicos" ou definições exatas .
Sendo assim, alguns críticos do socialismo clássico acreditam que o modelo de transição proposto por Marx em sua teoria não tenha mais fundamento nos tempos de hoje. Por outro lado, muitas correntes socialistas ainda procuram se manter fiéis aos conceitos de Marx a respeito da Revolução Socialista e da fase de transição ao comunismo, conceitos que ainda consideram válidos em sua essência, com uma ou outra atualização para os dias atuais.
sonho:
O Sonho dos países socialistas visa uma sociedade igualitária e justa em que se valorize principalmente, o proletariado (trabalhadores). Visam também investir ao máximo em pontos cruciais da humanidade como Educação de qualidade e saúde. Almeja uma sociedade igualitária, uniforme sem distinção de grupos de raças, crenças, credos, opções sexuais e etc. Uma sociedade onde todos os humanos sejam iguais em termos sociais e econômicos, onde a solidariedade e harmonia estejam presentes entre todos os humanos.
por isso queremos um mundo esquerdista de verdade, onde nenhuma gota de sangue cairia, e lutaremos por isso, A VERDADEIRA esquerda!!!!!
OBS: obvio que nem em todos os países socialistas derramaram MUITO sangue, mas derramaram, porem eles conseguiram muitas coisas boas, como a justiça social, como vemos em cuba( cuba: um país que derramou sangue, porem bem menos do que os outros, e foi o país que atualmente foi o que chegou + perto do socialismo e do comunismo).
ps: não quero o sonho socialista , quero o humanismo